domingo, 14 de dezembro de 2014

O Neoclassicismo em Portugal


     O  neoclassicismo sobreviveu em portugal no seculo XX e a sua arquitetura conheceu  duas influencias principais: a italiana mais acentuada na regiao de Lisboa e a inglesa predominante no Porto e na regiao norte vinda de Inglaterra. A cidade do Porto foi o primeiro centro de neoclassicismo em Portugal.
     Dois edificios de destaque (Porto): Hospital de Sto Antonio e O Palacio dos Carrancas
     O neoclassicismo em Lisboa foi mais tardio por causa do clima cultural da corte onde sobressaem estes arquitetos: José da Costa Silva e Francisco Xavier Fabri
     Oficinas de formação dos escultores (Lisboa): O Mosteiro de Mafra e O Palácio da Ajuda

     A pintura do neoclassicismo viveu dois momentos. O primeiro foi de artistas nacionais e estrangeiros que produziam obras ao gosto classicizante e o segundo foi devido ao génio de dois pintores: Vieira Portuense e Domingos Sequeira.
     O pintor Vieira Portuense foi influenciado pela pintura de Carraci e da pintura inglesa, pelo pormenor do retrato e pela vizao colorista da paizagem o que fez dele percursor do romantismo.     Destacou-se pelas representações de figuras religiosas.
     Domingos Sequeira pintou obras religiosas como S Bruno em Oração e retratos psicologicos. Era defensor de ideias liberais e pintou "A morte de Camões" (hoje desaparecida) considerada a primeira tela romântica premiada com medalha de ouro.
     Obras de destaque: A Adoração dos Magos e A Descida da Cruz

Trabalho elaborado por: Magali Alvadia

Sem comentários:

Enviar um comentário