domingo, 14 de dezembro de 2014

Arquitetura Rococó



     Foi na Alemanha e na Áustria que o Rococó se impôs na arquitetura. A arquitetura civil apresenta  edifícios de dois andares, com telhados de duas águas, estancamentos e cornijas, portas e janelas altas, fachadas alinhadas e encimadas por balaustradas. A decoração exterior concentrava-se: nas janelas e portas; jardins que incluem esculturas, lagos que se tornaram locais de reunião íntima e fachadas mais alinhadas com ângulos retos suavizados por curvas.



Os princípios da arquitetura rococó consistiam:

  • Diferenciação dos edifícios de acordo com a sua função;
  • Traçado exterior simples;
  • Conceito de interior proporciona conforto, comodidade e intimidade;
  • Utilização de elementos decorativos barrocos, mas de um modo mais liberto, mais sensual;
  • Novos elementos decorativos (conchas, algas marinhas, rocalhos e chinoiseries);
  • Uso de materiais fingidos: falsos mármores, madeiras e estuques pintados.





Caraterísticas exteriores

-   Fachadas:
  • Mais alinhadas;
  • Foram banidos os elementos decorativos clássicos (colunas, frontões e esculturas);
  • Manutenção dos entablamentos e das balaustradas;
  • Os ângulos retos passaram a ser suavizados por curvas.
-   Portas-janelas:
  • De maiores dimensões;
  • Alinhadas na vertical e na horizontal;
  • Recortadas e emolduradas com arcos de volta perfeita ou abatidos.
-   Tetos de duas águas.

-   A decoração exterior concentrou-se nas portas e nas janelas, nas consolas, nas arcadas, no aparelho de alvenaria, nas ferragens e batentes.

-   Ferro forjado muito abundante (grades para jardins, lagos e portas).





Características interiores
  • Plano central das habitações: salão principal;
  • Em torno do salão principal estão as salas secundárias e a biblioteca;
  • 2º piso: divisões privadas;
  • Divisões baixas, pequenas, independentes, arredondadas e pavimento em parquet;
  • Interior iluminado: portas-janelas, espelhos, candeeiros e lustres;
  • Paredes com decoração exuberante com cores claras (molduras douradas, telas, tapeçarias, frescos, relevos policromados).




     Na arquitetura religiosa as plantas longitudinais eram complexas e os exteriores simples, sendo a concha o principal elemento decorativo. No interior deu-se uma mistura de escultura, arquitetura e pintura com vários pontos de fuga, criando, assim, um cenário fictício.




Bibliografia:



Trabalho elaborado por Artur Pires

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