domingo, 14 de dezembro de 2014

A Escultura Rococó


A Escultura Rococó teve imensas estratégias escultóricas, tendo, no entanto, ido buscar alguns recursos barrocos. Introduziu novos cânones estéticos, que valorizavam a curva/contra-curva.
    Na figura humana, houve a utilização do cânone maneirista, baseado em corpos alongados, que abordava a linguagem rococó. Nos grupos escultóricos, as figuras ganham movimento, ritmo e um grande sentido teatral.
     No campo dos géneros escultóricos, houve a introdução de novos:
  • A escultura decorativa, que se integrava na arquitetura
  • As estátuas de pequeno porte, destinadas a interiores e com funções decorativas
     A escultura rococó também ficou conhecida pelo uso de novos materiais, como a pedra, o bronze, o ouro, a prata, a madeira, a argila e o gesso. Também foi usada uma porcelana especial chamada bibelot, usada muito na produção de pequenas esculturas. As pequenas esculturas tiveram muito êxito e até formaram indústrias de produção.
     Também houve o aparecimento de novas temáticas. Houve o abandono de temas mais nobres e séries em destaque da ironia, da jocosidade e da sensualidade. Foram explorados as temáticas mitológicas, em que se privilegiavam os deuses menores, profana em que se valorizavam os aspectos pictóricos e superficial e religiosa. 

Trabalho elaborado por: Joana Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário