domingo, 14 de dezembro de 2014

Neoclassicismo


“Seguir o exemplo considerado intemporal- o da antiguidade; pôr em relevo a simplicidade e a monumentalidade, a clareza e a serenidade constitui apenas um dos aspetos desta época profundamente movimentada” (A. Châtelet e B. P. Groslier, História da Arte, Larouse, cit. in http://pt.slideshare.net/abaj/neoclassicismo-15252627 (Consultado em 01/12/14).
O Neoclassicismo foi um movimento científico e filosófico nascido na Europa em meados do século XVIII (“aproximadamente entre 1755 a 1830, embora com algumas variações nos diferentes países”) [Infopèdia.com Consultado em 26/11/2014]. Este movimento teve uma grande influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. O Neoclassicismo teve um grande “interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativos e dramáticos do Barroco.” [Adaptado de Pinto (2011) e Wikpedia.com Consultado em 13/11/2014].
Na segunda metade do século XVIII atingiu-se o esgotamento das possibilidades expressivas e formais do estilo Barroco e Rococó [Infopèdia.com Consultado em 26/11/2014]. Esta corrente levou a uma criação de uma estética que por “base o estudo e a escolha mais útil e belo da Natureza e das obras da Antiguidade” (Pinto,2011 pág.61). Este pensamento ideológico encontrou um apoio nas descobertas arqueológicas de Herculano (1738) e Pompeia (1748) e em Poestum em Itália e mais tarde na Grécia antiga assim “comprovando as engenhosas e inteligentes soluções técnicas, a simplicidade estrutural, a clareza e regularidade das formas, a harmonia de proporções, o equilíbrio e sobriedade” [Adaptado de Pinto (2011)]. E na história da arte protagonizada pelo historiador alemão J. J. Winckelman. [Infopèdia.com Consultado em 26/11/2014].
Era o regresso à ordem que correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionária. Criava-se agora uma arte mais intelectualizada que desenvolveu características-base: 
No campo técnico-formal, houve uma procura pelo virtuosismo e pela beleza idealizada pelos Gregos e pelos Romanos, algo alcançado através de aprendizagens rigorosas, feitas em academias. (Pinto, 2012)
“No campo conceptual e temático, recorreu a conteúdos elevados eruditos, abstratos ou moralizantes, baseados na História, na literatura, na religião e na mitologia” (Pinto,2011 pág.61) Neste campo o belo confunde-se com o útil e a estética conseguiu se aproximar da ética.” A arte deve instruir e dar exemplo; o polo artista converte-se num educador público ao serviço do povo” (Pinto,2012 pág.61)

“Apoiada nestes conceitos, a arte neoclássica tornou-se a expressão do triunfo das conceções iluministas e a arte da Revolução em França e no mundo.” (Pinto, 2012, p.61)



 “O Neoclassicismo é uma reação contra a frivolidade da arte e dos costumes da primeira metade do século XVIII e contra as complicações do estilo rocaille ou rococó, condenado por razões morais ou estéticas. Os filósofos das Luzes, os autores da Enciclopédia, esforçam-se por transformar a sociedade, quer pelo regresso a simplicidade; sonha-se com um mundo melhor, com uma espécie de “idade de ouro” governada pela razão natural e pela justiça. Este fervilhar de ideias generosas conduz às revoluções políticas e sociais, Americana primeiro, Francesa depois, donde emergirá um mundo moderno.
Propõe-se à gente nova exemplos de virtude cívica, de dedicação ao bem público e à pátria, de energia e ascese, que na arte se traduzem pela força plástica, pela simplicidade da composição, do desenho e da cor e pelo empobrecimento voluntário da técnica. O regresso do antigo não passa de um meio de alcançar este ideal: pedem-se assuntos mudais à História da Grécia e da república Romana e uma linguagem formal à arte Greco-Romana.’’ (A. Châtelet e B. P. Groslier, História da Arte, Larouse, cit. in http://pt.slideshare.net/abaj/neoclassicismo-15252627) Consultado em 01/12/14)].


Trabalho elaborado por: Rúben e Joana

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