domingo, 14 de dezembro de 2014

Arquitetura Neoclássica


Os iluministas e os classicistas criaram uma nova estética no seculo XVIII, na qual não introduziram uma cópia da arquitetura romana ou grega, mas corresponderam ao pedido do seu tempo com originalidade e engenho, devido a nova estética inovaram os aspectos técnicos realizando pesquisas e expêriencias constantes onde conciliaram a estética estrutural e formal clássica com os novos sistemas construtivos. Desta forma introduziram-se novas ideias:

  • Adoptaram as primeiras preocupações funcionalistas;
  • Demostraram imaginação e versatilidades adaptando-as às exigências da época, construindo infra-estruturas que satisfizessem as novas necessidades culturais, sociais e políticas, no campo público e privado

Os arquitetos no neoclássico eram formados no rigor científico, das academias da época, onde algumas das quais se transformaram nas primeiras escolas politécnicas.
A arquitetura neoclássica apresenta as seguintes características gerais:

  • Introduziu materiais nobres, tradicionais como a pedra, o mármore, o granito e a madeira;
  • Usou sistemas construtivos simples, aos quais aliou quando necessário sistemas mais complexos de inspiração romana;
  • Nas plantas usou formas regulares, geométricas e simétricas, com base no quadrado e no círculo;
  • Os volumes eram bem definidos por panos morais lisos que classificavam a simplicidade e a pureza formais e estruturais, internas e externas. A arquitetura devia ser verdadeira, exprimir claramente do exterior a sua organização interior;
  • Os espaços interiores foram organizados segundo critérios geométricos e formais, com preocupações de funcionalidade;
  • Na decoração interior recorreram a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura mural e ao relevo em estuque que reproduziam motivos retirados das casas de Pompeia e Herculano (Pinto, 2009, p. 64).

Estas características visavam objetivos específicos: evidenciar a racionalidade estrutural e formal das construções e conferir-lhe robustez, nobreza e sobriedade. Apesar das diversas tipologias praticadas por este estilo elas agrupavam-se em dois conjuntos:

  • As de inspiração clássica com base na basílica romana, no panteão e no templo Grego.
  • E as novas tipologias, criadas para responder às crescentes necessidades da vida social, politica e cultural, sobretudo nos espaços urbanos.

A encomenda civil, pública ou estatal cresceu e relegou para segundo lugar a encomenda religiosa. (Pinto, 2009, p. 64).


Trabalho elaborado por Leonel, Márcia e Diogo


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